segunda-feira, 9 de julho de 2012

Chave para a cura da AIDS foi descoberta em jogo colaborativo


A população mundial gasta três bilhões de horas por semana em games online. E se esse tempo fosse empregado em jogos que contribuíssem com o avanço da ciência?

Cooperação e inteligência levaram os jogadores do videogame Foldit a uma grande descoberta que impressionou a comunidade científica. Em setembro de 2011, os gamers desvendaram a estrutura de uma proteína que está diretamente relacionada ao vírus HIV. Em apenas 10 dias, os voluntários resolveram o quebra-cabeça que cientistas tentavam solucionar há mais de uma década. O achado pode ser a chave para desenvolver um medicamento de combate à AIDS.


Valorizando o grande potencial de resolução de problemas dos gamers, cientistas lançaram o Foldit em 2008. Eles contam com o raciocínio e intuição de pessoas comuns para identificar a formação de proteínas que nem mesmo os mais avançados computadores foram capazes de solucionar. Com poucos cliques, os jogadores criam protótipos 3D, uma espécie de quebra-cabeças molecular no qual milhões de combinações são possíveis.

Para jogar, não é preciso ter conhecimento de química ou biologia, basta ter um computador conectado à internet. Após 20 minutos de treinamento, qualquer um pode começar a combinar aminoácidos, cooperando com a ciência para a solução de importantes enigmas, como AIDS, Alzheimer e câncer.

A participação é solidária e não existe prêmio para o jogador ou equipe que desvendar os puzzles propostos pelo jogo. Mesmo assim, há mais de 400 mil usuários inscritos na plataforma colaborativa. Considerado um divertido teste de lógica, Foldit é a prova de que a colaboração pode mover montanhas, ou melhor, mover partículas microscópicas em busca da cura de doenças que assustam a humanidade. 

Fonte: [ gentequecooperacresce ]  

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Inofly participa da Bits - South America 2012

Inofly presente na BITs 2012
Durante o dia 16 de maio de 2012 o sócio Thomas Cavalli e o colaborador Ricardo Pieper estiveram representando a Inofly no maior evento sobre Tecnologia da Informação e Comunicação da América do Sul, mais conhecida como BITS SOUTH AMERICA, a feira tem o objetivo de abrir novos mercados para empreendedores da área e no ano de 2012 contou com aproximadamente 200 expositores de diversos países.

A BITS aconteceu no Centro de Eventos FIERGS em Porto Alegre e teve seu foco nas áreas corporativas, governamentais, segurança, comunicação entre outras. O evento é montado nos padrões internacionais sendo uma pequena amostra da CeBIT que é reconhecida como a maior feira de Tecnologia da Informação e Comunicação do mundo.

No estande da Human mobile (maior empresa do ramo de SMS do Brasil) a equipe teve a oportunidade de participar de um Quiz, onde perguntas sobre SMS eram realizadas com público que estava disposto a responder. A Inofly teve o destaque com a participação do colaborador Ricardo Pieper que acertou 100% das questões, ficando com a melhor colocação.

Ricardo Pieper participando do Quiz sobre SMS Mobile
A feira proporciona a oportunidade de conhecer muitas empresas do ramo de tecnologia, parte delas se encontram em outros estados ou até mesmo de outros países, como a Alemanha. Dentre as empresas expositoras estão: Locaweb Soluções corporativas, Human Soluções Inteligentes em SMS, Teevo Tecnologia da evolução,  Avira Professional Security, Pro elo Software, Docsoft Manuais, Integrativo Soluções Inovadoras, Zero-defect test house, Tecnosinos, entre outras.
Muito do que foi apresentado lá na BITS a Inofly já vem se especializando, mas como a busca é constante por qualificação e por soluções inovadoras e concerteza a equipe da Inofly adquiriu novas ideias através da feira.

Sócio Thomas Cavalli e o colaborador Ricardo Pieper

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Computadores já podem corrigir provas com questões abertas

 

 

(Fonte da imagem: Reprodução/Robyn Mackenzie/Shutterstock)

No futuro, os professores podem perder o seu espaço para os computadores na hora de corrigir as provas. Quando o assunto são as provas de múltipla escolha, as máquinas já assumiram a tarefa. Afinal, é muito mais rápido para um computador atribuir verdadeiro ou falso a uma questão do que para um ser humano.

Um estudo publicado pela Discover Magazine aponta que já é possível deixar as máquinas corrigirem até mesmo as provas discursivas. Um software em desenvolvimento no MIT realizou a correção de cerca de 20 mil provas, e o resultado foi que as notas atribuídas pela máquina ficaram muito próximas das avaliações feitas pelos professores.

A pesquisa está sendo conduzida por Les Perelman, professor de redação do MIT. Segundo ele, ainda é cedo para a tecnologia substituir os professores na hora da correção de uma prova, porém tudo está se encaminhando para que, no futuro, esse trabalho também possa ser feito pelas máquinas.

Fonte: Discover Magazine



Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/ciencia/22885-computadores-ja-podem-corrigir-provas-com-questoes-abertas.htm#ixzz1tu5SOw9p

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Internautas elegem os melhores aplicativos

 

A Softonic apresenta os vencedores da oitava edição do Softonic Awards escolhidos com base na opinião de usuários do site da companhia em dez idiomas diferentes: espanhol, inglês, alemão, italiano, francês, português, polonês, holandês, chinês e japonês.

Ao longo de quase dois meses, internautas tiveram a oportunidade de votar no melhor programa, o que levou a uma lista final dos aplicativos preferidos em cada mercado.

Na edição brasileira do Softonic Awards, usuários selecionaram os melhores programas para plataformas Windows, Mac, Symbian, iPhone, Android, Java e Webapps.

O Skype, VLC media player e uTorrent venceram a categoria Windows, enquanto Google Chrome, Picasa e RealPlayer são os vencedores na plataforma Mac.

Facebook e Talking Tom Cat foram os aplicativos mais votados para o iPhone enquanto o Messenger WithYou e Angry Birds lideraram entre os dispositivos Android.

Já na plataforma Symbian, o Traffic Mobile e Need for Speed Shift foram apontados como os preferidos; enquanto usuários Java optaram por Facebook e The Sims 3: World Adventures. Na categoria Webapps, o Google Maps liderou o ranking.

De modo geral, a maior evolução de downloads na Softonic Brasil tem sido de aplicativos para celulares, conforme aponta o editor de conteúdo, Rafael Videiro. “E não apenas para smartphones, com Android e iOS, mas também para Java e Symbian. Nos últimos anos, o volume de downloads tem crescido proporcionalmente à oferta de novos títulos para essas plataformas e a tendência é de crescimento”.

Além disso, nas plataformas móveis, cada localidade mostra uma preferência específica, principalmente com relação aos games. “De modo geral, os aplicativos de troca de mensagens e de redes sociais são os que mais fazem sucesso”, aponta Videiro.

Fonte: [ B2BMAGAZINE ]

Publicidade online gerando bons negócios

A publicidade na internet está sendo cada vez mais adotada por empresas interessada na divulgação de suas marcas. Segundo pesquisa recentemente divulgada pela Wark International Ad Forecast, empresa que analisa o segmento, entre 13 países pesquisados, o Brasil deverá apresentar um crescimento de 8,5%, em 2012, sendo o quarto maior crescimento, atrás apenas da Rússia (16,5%), Índia (14%) e China (11,5%).


A pesquisa da Wark também aponta que o ano de 2012 marcará um aumento da publicidade online, que deverá ser de 23,8%. Atenta a essas mudanças do mercado, a Hobby Comunicação, de Porto Alegre (RS) já se prepara para a atual realidade há mais de dois anos. Para isso, a empresa trabalha na forte divulgação de seus clientes em diferentes plataformas.

Seguindo o crescimento do mercado, a Hobby realizou recentemente um projeto online para a Nino Imóveis, empresa de Gravataí (RS), que em cinco anos apresentou um crescimento de 150%. Segundo o diretor de Criação da agência, Rafael Zart, parte do sucesso se deve a publicidade online que a Nino começou a fazer em sites especializados para a comercialização de imóveis.

Hoje, a imobiliária conta com uma equipe de corretores online e já igualou o número de vendas pelo site, com as vendas realizadas em suas lojas. “Em 2011, as cem maiores empresas do Brasil investiram 13,7%, de seus orçamentos em mídia digital. Esperamos para este ano, um aumento considerável nestes valores, tanto que estamos prontos para realizar diversos serviços online para os clientes”, acrescenta Zart.

Com a credibilidade de quem já posicionou diversas marcas no mercado, a empresa ainda salienta a importância de acompanhar a velocidade de crescimento investido em mídias digitais e de desenvolver ações que migrem para esses meios.

FONTE: [ B2BMAGAZINE ]

Pesquisa revela vantagem de ser bilíngue

Você sabia que falar dois idiomas  ajuda na atenção e na memória de trabalho? A descoberta foi feita pelas professoras Nina Kraus e Viorica Marian, da Universidade Northwestern, dos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, a pessoa que é bilíngue, refina o seu sistema nervoso auditivo, permitindo assim filtrar melhor o que se escuta.

Ou seja, afeta o seu “hardware cerebral”. As professoras cientistas descobriram ainda que o fato de falar duas línguas altera a forma como o sistema nervoso responde aos sons.
Para Viorica Marian, “As pessoas fazem palavras cruzadas e outras atividades para manter suas mentes afiadas, mas as vantagens que descobrimos em falar dois idiomas vêm automaticamente apenas do fato de conhecer e usar essas duas línguas” afirma ela. Para completar Marian ainda disse que, “Parece que os benefícios do bilinguismo são particularmente amplos e fortes, incluindo a atenção, a inibição e a codificação do som”.
Para Nina Kraus, os bilíngues se saem bem melhores ainda, em ambientes barulhentos, onde disse ela que, “Com a experiência de ajustar a atenção, o sistema auditório dos bilíngues torna-se altamente eficiente em processar automaticamente os sons”.


Outra pesquisa similar a essa foi realizada na mesma universidade, demonstrando que ao falar dois idiomas, o ser humano teve sintomas de Alzheimer retardado e em crianças, o desenvolvimento cognitivo foi acelerado.
Sendo assim, sempre é bom falar mais de um idioma, tanto para sua saúde, quanto para seu futuro.

 

FONTE: [ oficinadanet ]

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Impressoras 3D poderão imprimir remédios e prever diagnósticos

Cientistas da Universidade de Glasgow, na Escócia, criaram um novo processo de impressão 3D que vai permitir que qualquer pessoa imprima medicamentos em casa.



Segundo a BBC, os pesquisadores usaram um modelo convencional de impressora 3D, conectada a um computador com software de código aberto. A equipe construiu uma espécie de "peça reacionária" que respondeu a determinadas reações químicas feitas a partir de um gel de polímero, colocado em temperatura ambiente.

O gel foi colocado na impressora e recebeu outros produtos moleculares para iniciar a produção de remédios personalizados. Resumindo, o material usado no aparelho, em geral o plástico, foi substituído por elementos químicos na elaboração dos remédios.

Essa tecnologia representa um grande avanço para a medicina, já que, com a novidade, os médicos seriam capazes de produzir medicamentos em escala de laboratório e em um curto período de tempo.

Embora a ferramenta ainda esteja em fase de desenvolvimento, a equipe de cientistas afirma que a popularização de dispositivos como as impressoras 3D pode tornar diversos recursos mais acessíveis, tanto para pequenas quanto para grandes empresas. Além disso, promete revolucionar os cuidados com a saúde e permitir um melhor acompanhamento em tratamentos e diagnósticos.


"Acreditamos que as impressoras 3D vão alcançar as casas e possibilitar que os usuários criem os próprios itens, incluindo receitas médicas. Talvez, com a introdução de software e aplicativos controlados, semelhantes aos da Apple, o consumidor final poderia imprimir dentro da própria casa os remédios que necessitam", afirmou o professor Lee Cronin.

Ainda não se sabe quando esse processo estará disponível para os usuários.

Fonte:[ olhardigital ]

 

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Livro digital: mercado em ascensão

Nos Estados Unidos, as vendas de e-books representaram 8% do mercado de livros em 2010. Muitos e-books custam 50% menos que suas versões impressas. A Amazon, por exemplo, vende 105 e-books para cada 100 livros impressos.
 
Já no Brasil, dos 95 milhões de leitores nacionais, somente 36 milhões compram livros. A média anual não passa de 1,1 livro por pessoa, isso permite concluir que há muito espaço para o País crescer nesse mercado. Essas constatações serão amplamente defendidas durante o 3o. Congresso Internacional do Livro Digital, organizado pela Câmara, que neste ano tem por tema “A nova cadeia produtiva de conteúdo – do autor ao leitor. O congresso acontece nos dias 10 e 11 de maio no Centro de Eventos da Fecomercio, em São Paulo.        
          
Mercado do Livro Digital
 
Os e-books tiveram um crescimento de 117% em 2011 nos Estados Unidos, segundo a Associação dos Editores Americanos (AAP). No Brasil, não há dados atualizados sobre a quantidade de títulos disponíveis e o volume comercializado.

 

O segmento educacional deverá ser o grande propulsor do livro digital no Brasil. O Ministério da Educação e Cultura (MEC) realizou um pregão recentemente para adquirir 900 mil tablets para serem usados por professores do ensino médio das escolas públicas. A previsão é que os equipamentos sejam doados às escolas no segundo semestre deste ano.
 
O professor universitário, pesquisador e autor  Romero Tori acredita que, como material de apoio pedagógico, o tablet seja imbatível. "Sua bateria oferece autonomia suficiente para dispensar a necessidade de uma tomada em cada carteira. Sua portabilidade permite acompanhar o aluno em praticamente todos os lugares".
A respeitada publicação americana Horizon Report destacou que os aplicativos móveis e os tablets são as tendências tecnológicas para a área educacional.

 

Fonte: [ b2bmagazine ]

Sonhos programados podem se tornar reais

No início do ano um curioso aplicativo surgiu, ele seria capaz de orientar a natureza dos sonhos  apenas emitindo sons ambientais. Após isso, um professor de psicologia da universidade de Hertfordhire, chamado Richard Wiseman, está prometendo conseguir ir bem mais além.

O cientista, utilizando um aplicativo para iPhone com o mesmo princípio do já existente, pretende desenvolver uma base de dados para conseguir decifrar que sons podem influenciar os sonhos. Assim, ele está a procura de voluntários para descobrir se realmente é possível criar um sonho perfeito.

O procedimento é bastante simples. Após baixar o aplicativo Dream:On, é necessário colocar a hora que deseja acordar e escolher o tipo de sonho pré-programado antes de ir dormir. O aplicativo ficará encarreg

ado do resto. Assim, observando os movimentos que a pessoa está fazendo, 20 minutos antes do aplicativo despertar na hora selecionada, ele procura detectar um momento de pausa, na qual a pessoa deve estar sonhando.

No momento da pausa de movimentação, o aplicativo, ao reconhecer esse momento, lança uma espécie de ambiente sonoro do sonho que havia sido desejado antes de adormecer, como por exemplo, som de pássaros cantando, ondas do mar, entre outras opções. Para conseguir desenvolver o aplicativo, ao acordar, os voluntários terão que resumir o seu sonho.

Wiseman, a partir dos resultados, pretende analisar quais foram os sons que influenciaram os sonhos. Já existe uma teoria que é possível influenciar os sonhos, o aplicativo pretende então provar na prática essa possibilidade.

 

Fonte: [ OficinadaNet ]

Facebook disponibiliza nova ferramenta para curtir músicas

A maior rede social  do planeta anunciou um novo dispositivo ao qual permite que seus usuários possam ouvir músicas nas páginas oficiais de seus artistas preferidos. Se nenhuma ferramenta ainda foi autenticada em sua rede, o Facebook irá solicitar ao usuário que o mesmo adote o que é mais popular entre seus amigos ou no mundo todo.

Com apenas um toque, os usuários poderão ouvir trechos de músicas e assim decidir se curtem ou não a página de certos artistas; também com esse novo dispositivo, os músicos poderão ganhar novos fãs de suas músicas e ainda poderão eles incentivar as pessoas para que elas comprem ingressos para seus shows.

Foto: Facebook/tecmundo

O aplicativo já está valendo, com isso os usuários da rede social já podem curtir músicas das bandas Radiohead, Foo Fighters e kiss, mas vale lembrar que esse aplicativo está disponível apenas para a web. O Facebook promete para breve uma versão para dispositivos móveis.

Até hoje os usuários da rede social mais famosa do planeta, curtiam suas músicas através dos aplicativos como o BandPage, ReverbNation e FanRx, sendo assim, esses aplicativos não serão mais utilizados com tanta frequência e assim com certeza seus desenvolvedores não irão curtir muito essa novidade do Facebook.

 

Fonte: [oficinadanet]

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Celular já pode ser usado como carteira virtual no Brasil

A partir de hoje, portadores dos telefones celulares C7, N9 e 701, todos fabricados pela Nokia, podem usá-los como carteiras virtuais no Brasil.

É possível pagar contas em bares, restaurantes ou até mesmo transferir dinheiro entre duas pessoas. As transações financeiras, por enquanto, só funcionam entre os modelos citados.

Para isso, é preciso baixar o aplicativo do PagSeguro (serviço do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha), lançado hoje na loja virtual do sistema Symbian, que usa a tecnologia NFC, presente nos três modelos.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Google e suas curiosidades (Façam os dois testes)

Fonte:[BrunoSouza]

 

Para que gostou desse teste experimente agora acessar o link:

http://mrdoob.com/projects/chromeexperiments/google_gravity/

O mais interessante é que todas as funcionalidades da pesquisa do Google estão funcionando e mais você pode se divertir arrasatando e trocando de lugar as imagens e conteúdos.

Isso é só um pouco do que é possível nos dias de hoje ser feito!!! Muita interação e criatividade.

Abraços

 

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Planejamento é importante para E-commerce?

 

Um dos lugares que dou aula e que mais gosto é a E-commerce School, onde dou aula de Planejamento Estratégico Digital para o curso de Formação de Gerentes de E-commerce. Curso que eu além de dar aula já fui aluno e recomendo.
 
Em uma das aulas surgiu uma discussão muito legal e que me inspirou escrever esse artigo. Mas por que é tão importante planejamento para um e-commerce? Uma pessoa questionou isso não por questionar o planejamento em si, mas porque ouviu isso do seu chefe e não soube responder. Talvez a minha resposta nem tenha sido a melhor, entretanto, o legal foi a discussão que gerou na aula que estou passando aqui.

 

Fato consumado: Planejamento é parte fundamental para um E-commerce. Algumas empresas colocam o e-commerce  no ar e depois pensa no planejamento. O que acontece é a empresa abrir as portas para o público sem saber quem são. Equivale a você abrir as portas da sua casa para estranhos. Claro que no começo da loja, quem vai entrar é um estranho, mas o planejamento ajuda a entender pelo menos o que esse estranho gosta e quer na loja. No futuro esse estranho vira seu amigo. Relacionamento é importante.
 
Planejamento entende pessoas! Isso é o diferencial do profissional de planejamento de comunicação para o de marketing. Entender a fundo o comportamento das pessoas é o que faz a diferença na hora de se comunicar com elas. É preciso ir além do perfil básico: Sexo, idade, classe social. Planners entendem pessoas!
 
Essas empresas que colocam o site no ar e depois correm atrás do planejamento já começaram erradas, mas é um erro reversível, desde que se tenha a cabeça aberta a mudanças de rumo. Planejamento é responsável pelas mudanças no rumo das marcas. É possível colocar o site no ar e ir mudando aos poucos ou mesmo mudar tudo da “noite para o dia”. Internet permite isso, permite o teste, permite saber em tempo real o que dá ou não certo. Analisar a performance do site é trabalho do planejamento.
 
Analisar a concorrência é fundamental. Esse é um passo importante que o planejamento faz antes, durante e depois – principalmente depois – que o site está no ar. Se tratando de varejo então, todo o dia é dia de novidade, as marcas fazem diversas promoções, ações no site, divulgam produtos. Analisar a concorrência não é apenas para ver o que estão fazendo no site, mas o estilo da comunicação, que produtos mais ofertam, traçar uma curva de tendências e até tentar estimar quais produtos serão ofertados. É ir além do “site da concorrência é bonito mas confuso”. Aprofundar a análise
 
Não adianta o site estar no ar se ninguém o conhece. Vendas não caem do céu. Quando se vê faturamentos de uma B2W, Nova.com, Magazine Luiza, Maquina de Vendas entende-se o porque investem tanto em mídia on e offline. Buscam o consumidor onde ele está. Isso é conceito de presença digital e atribuição do planejamento pesquisar e encontrar o consumidor onde ele está. Trabalho feito lado a lado com a equipe de mídia que entende quais os veículos são os melhores para se investir.
 
Se o seu e-commerce ainda não foi para o ar, planeje, estude, analise o mercado, concorrência e principalmente entenda o seu consumidor. Se já está, faça a mesma coisa, mas tenha a mente aberta para se preciso, refazer o site.A

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Computação em Nuvens: O futuro!

A computação nas nuvens, em inglês chamada de “cloud computing”, é uma tendência na internet do futuro. Mas você sabe o que significa essa expressão? 

 

Acesse o link para assistir ao vídeo da empresa SalesForce o qual explica sobre Cloud Computing: http://www.youtube.com/embed/gg7QvYq8XeY

A Rede Globo também realizou uma reportagem sobre esse assunto, vale a pena conferir:

<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/a05UWTj3QCs" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet – daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.

 

 


Acredita-se que no futuro ninguém mais precisará instalar nenhum software em seu computador para desempenhar qualquer tipo de tarefa, desde edição de imagens e vídeos até a utilização de programas de escritório (Office), pois tudo isso será acessível através da internet. 

Estes são os chamados serviços online. Ou seja, você simplesmente cria uma conta no site, utiliza o aplicativo online e pode salvar todo o trabalho que for feito para acessar depois de qualquer lugar. É justamente por isso que o seu computador estará nas nuvens, pois você poderá acessar os aplicativos a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet.

A Google tem investido pesado na ideia de que não iremos mais precisar de computadores com capacidade de alto processamento e também de armazenamento. Com a computação nas nuvens você apenas precisa de uma conexão com a internet e um navegador para poder usar os recursos que normalmente usa no seu computador, como editores de texto, imagem, chat, agenda, mapas, e vários outros serviços.


Referências:

 http://www.tecmundo.com.br/738-o-que-e-computacao-em-nuvens-.htm#ixzz1j3lojByN

http://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_em_nuvem

http://www.assisbrac.org.br/?p=2026

http://www.youtube.com.br